ERA UMA VEZ O CINEMA


Cabo do Medo (1991)

cover Cabo do Medo

link to Cabo do Medo on IMDb

País: USA, 128 minutos

Titulo Original: Cape Fear

Diretor(s): Martin Scorsese

Gênero(s): Crime, Suspense

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.3/10 (167443 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

BAFTA 1993 (Reino Unido)
Melhor Atriz Coadjuvante (Juliette Lewis)

INDICAÇÕESstar star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Melhor Ator (Robert de Niro)
Melhor Atriz Coadjuvante (Juliette Lewis).

Globo de Ouro 1992 (EUA)
Melhor Ator (Robert de Niro)
Melhor Atriz Coadjuvante (Juliette Lewis).

Kansas City Film Critics Circle Awards 1992 (EUA)
Melhor Ator - Drama (Robert De Niro)
Melhor Atriz Coadjuvante (Juliette Lewis).

Festival de Berlim 1992 (Alemanha)
Melhor Edição e Melhor Fotografia.

MTV Movie Awards 1992 (EUA)
Prêmio Urso de Ouro.
Melhor Beijo (Juliette Lewis e Robert De Niro)
Melhor Atuação Masculina (Robert De Niro)
Melhor Vilão (Robert De Niro).

Sinopse: Max Cady (Robert De Niro) é um condenado por violação violenta que, após cumprir uma pena de 14 anos, é posto em liberdade. Insatisfeito pela forma como foi defendido 14 anos antes, Cady vai começar a surgir por todo o lado na vida do seu antigo advogado, Sam Bowden (Nick Nolte), e família. Desde segui-los na rua, a surgir nos mesmos locais públicos e aparecer a espreitar-lhes as janelas à noite, Cady começa a ser uma ameaça constante para Sam, a sua esposa Leigh (Jessica Lange), e a filha do casal, Danielle (Juliette Lewis), por sinal prestes a fazer 16 anos, a idade da anterior vítima de Cady.

“O Cabo do Medo” mostra-nos Max Cady (Robert De Niro), um condenado a 14 anos de cadeia por ter violado violentamente uma jovem de 16 anos, que agora sai da prisão, e decide ir morar junto do seu antigo advogado de defesa. Este é Sam Bowden (Nick Nolte), que Max acusa de não ter feito tudo para o defender. Como tal, Max começa a seguir incomodativamente a família de Sam, insinuando-se sempre que pode no sentido de os fazer sentir inseguros. Sem conseguir que polícia possa agir, Sam recorre a um detective particular, (Joe Don Baker), para usar os métodos que quiser, para afastar Cady, e assim proteger a sua esposa Leigh (Jessica Lange) e a filha Danielle (Juliette Lewis) a qual está quase a completar 16 anos.

Por fim temos, em “O Cabo do Medo”, o mais hitchcockiano nos temas, a culpa e a sua transferência. É a culpa de Cady que o leva à prisão, mas é a culpa que Sam sente, por não o ter defendido com todos os argumentos ao seu dispor, que justifica a vingança do ex-condenado. E assim, se por um lado temos a figura do vilão, condenado, e que sabemos ser recorrente na prática criminosa, do outro temos a família vitimizada, que é ela própria um centro de culpa, com um casal que se odeia, que tenta superar uma história de traições e não sabe como lidar com o crescimento de uma filha, que se sente sufocar, e recrimina os pais por tudo o que de mau acontece.

 

Elenco: